sexta-feira, 24 de junho de 2022

Izzo Manuel - O homem dos 1001 ofícios na arte


Izzo Manuel é um produtor musical, designer gráfico, fotógrafo, video maker, alem de outras coisas que faz e  que o caracterizam como um artista.

Alem da música Izzo Manuel está envolvido em muitas outras coisas ligadas direta ou indiretamente a música, mestre de cerimônia, aspirante a promotor de eventos, diretor do Podcasts #CaraACaraComNigaJó, e muitas outras atividades relacionadas a arte.

 

Conhecedor da cultura Hip-Hop do Huambo,  e evidenciado como fotógrafo e designer, como Izzo Manuel entra na música?

Eu entro no mundo da música em 2009, quando por problemas de saúde de um dos membros do grupo em que fazia parte, eu era apenas o compositor, mas por indisponibilidade do então vocalista principal, eu entrei na vez dele, e como eu é que escrevia foi fácil, daí nunca mais parei.

Qual o processo criativo utilizado por Izzo Manuel e porquê a inclinação para Love Songs?

As minhas músicas sempre nasceram de coisas que eu vivi ou vivo, sempre cantei coisas que aconteciam em minha vida, ou de pessoas que faziam parte do meu ciclo. A minha primeira música nasceu de uma situação amorosa pela qual eu passei, e a mesma foi produzida por mim mesmo, a mesma tratava ou contava a desilusão que passei por ter terminado com a pessoa na altura.

 

Nomes com quem já trabalhaste e desejas trabalhar num futuro próximo.

 

 Já trabalhei com muitos artistas, entre os muitos destacam-se, PotássioVox, SilvioM,  Constantino Morgado, NigaJó, Também trabalhei com muitos talentos como ZeciBliind, TheBoyzFutures, Alcateia, e tantos. Eu gostaria de trabalhar a nível da província com O Merson Clavios, Jorge Sanjai, Edna Mateia, Ary Provérbio, por terem o tipo de sonoridade que eu gosto trazer nas minhas músicas, eu gosto cantar coisas do coração, e de certeza eles se encaixam perfeitamente.

Que tipo de mensagem queres passar a quem te ouve?

Eu procuro sempre passar a mensagem de reconciliação quando termina uma relação, quando somos traídos, enfim, eu procuro trazer algo com que as pessoas se identifiquem logo de primeira... .

 

 

Pra quando o lançamento de um projecto de originais?

No momento não tenho previsões de lançar uma Ep, mas tem muitas novidades boas a vir, tem uma pedra com a Isa Mendez a vir, vou trazer músicas com o Rei Ndunduma, considerado por muitos como um dos melhores rappers que a província tem, vou trazer Delcio Huambo, ND Midas, e outras surpresas, que quem viver verá. Podem esperar muita música boa.

O Hip-Hop no Huambo está vivo?

12- O Hip hop goza de boa saúde, mas sinceramente existe uma certa marginalização desse estilo, estamos a confundir as coisas, e em termos de composição os rappers se tornaram muito superficiais. Nos dias de hoje é raro encontrar um conteúdo rap com conhecimento, a ânsia de querer tocar nas pistas faz com os rappers tragam conteúdos descartáveis, mas tem vindo a surgir muitos bons artistas.

 

Vamos penerar e entender quais são os dois melhores rappers (masculino e feminino), melhores produtores na província do Huambo

Atualmente e em função do que os músicos estão a fazer a nível da província, não tenho dúvida em dizer que o Best Rapper masculino é o Rei Ndunduma, quem o conhece e ouve sabe do que estou a falar; e para best rapper feminino tem a Isa Mendez, muito boa no que faz, e como admirador, meu desejo é ve-la trazer uma Ep só com Rap/Skills. Para melhor produtor eu destaco o Telix André, super bom, super profissional... Eu tenho dito que tem mãos de fada. E para BeatMakers eu destaco o Edson Beat, Cracheezy, Scary M, e tantos outros..

Sem comentários: